3 de nov de 2011

Por trás de Death Note ...

IMPORTANTE: esse artigo foi retirado do blog Crazy haal

~~Rosa

snapshot20070504185622Segunda abertura (Zetsubou Billy) – A rosa é, na iconografia cristã o cálice que recolhe o sangue de Cristo – Misa aparece deitada sobre rosas, misturando-se com elas; ela é o suporte de Raito e, sem a sua colaboração, ele não poderia atingir os seus objetivos tão facilmente. Entenda-se aqui que Raito é o deus do novo mundo (Deus na Terra = Cristo). Deste modo, Misa recolhe o sangue de Light (ela sente na pele as consequências das ambições dele, embora tenha admitido que a única maneira de estar feliz era a seu lado, fazendo tudo o que estivesse ao seu alcance para o fazer feliz também).

~~Rosa Azul

snapshot20070504191147
Segunda abertura (Zetsubou Billy) – Uma rosa azul seria o símbolo do impossível. – É impossível para Light ser Cristo/Deus na Terra – não só é pecador como possui um poder limitado quando utiliza o Death Note (atributos que são negados a uma entidade superior) – assim como o é a sua ambição (o fato de alguma vez poder construir um mundo perfeito).

~~Número 13

snapshot20070504191820
snapshot20070707110438
Episódio 25 – Aparece quando se faz referência à regra falsa do Death Note, inventada por Ryuuku: ”Se o portador do caderno não escrever o nome de pessoas a serem mortas durante um intervalo de 13 dias, morrerá.”; 
Episódio 37 – Enquanto procuram por Light, Matsuda, Aizawa, Ide e Mogi reúnem-se ao pé do armazém nº 13 – Desde a antiguidade que o número 13 tem sido considerado como de mau agouro. Na última refeição de Cristo com os seus apóstolos, a Última Ceia, os presentes eram treze. A Cabala enumerava 13 espíritos do mal. O 13º capítulo do Apocalipse é o do Anticristo e da Besta. 
De uma forma geral, este número corresponde a um recomeço, com este matiz pejorativo de que se trata mais de refazer qualquer coisa do que de renascer. – No episódio 25 e 37, o número 13, cuja significação é atribuída ao mau agouro e à morte (lembre-se que a carta de Tarot A Morte é o décimo terceiro arcano maior), surge pouco tempo antes de L falecer (ele já tinha ficado intrigado com esta regra do Death Note) e de Raito morrer, respectivamente. Além disso, apesar de Raito se considerar o Deus do novo mundo, ele, no fundo, acaba por se revelar um Anticristo, pois trata-se de alguém que se opõe a Jesus Cristo em relação ao modo como faz o Bem e que, segundo a tradição Cristã, dominará o mundo nos últimos dias, antes que Cristo regresse pela segunda vez. 
Pode dizer-se que, em Death Note, o número 13 corresponde a um recomeço, que se trata mais de refazer qualquer coisa do que de renascer pois, logo após a morte do L, Raito, ressuscitado, volta a agir em liberdade, como Kira, e, assim que Raito morre, não pressupõe-se um surgimento de um novo mundo, mas sim uma reconstrução do mesmo, isto é, uma mudança gradual, no sentido de se viver sem Kira.



~~Corvo

corvos2
corvos
snapshot20070504193131
Primeiro final (Alumina) e segunda abertura (What’s Up. People?!) – Parece concluir-se de um estudo comparativo de costumes e crenças de numerosos povos que o simbolismo do corvo só recentemente adquiriu o seu aspecto puramente negativo. É considerado, com efeito, nos sonhos, como uma figura de mau agouro, ligado ao medo da infelicidade.
No Japão, ele é um mensageiro divino, símbolo da perspicácia. Ele seria também um símbolo da solidão, ou melhor, do isolamento voluntário daquele que decidiu viver num plano superior. Remetendo a simbologia do corvo para Death Note, a sua ligação à infelicidade e ao poder de trazer má sorte poderá estar relacionada com o aviso que Ryuuku fez a Raito, assim que este começou a aperceber-se do poder que tinha nas mãos: para aquele que utilizasse o Death Note, só podia ser esperado um final trágico. Ainda assim, Raito comporta-se, de fato, como um mensageiro divino (alguém mandado por Deus para fazer Justiça), dotado de grande perspicácia (ele, afinal, é um gênio), que vive num plano superior, a que só ele pertence (tem mais poder que todos os que estão à sua volta, decidindo, assim, qual o seu destino). Esta ideia de possuir um poder divino e superior é transmitida por imagens da Zetsubou Billy: ele passa pelos automóveis sem sofrer qualquer dano e caminha numa direção oposta à de todas as pessoas:
sem-titulo
g

~~Maçã

ma2
maa31
maa41
Aberturas (The World e What’s Up, People?!), primeiro final (Alumina) e ao longo da série – Trata-se de uuma forma de conhecimento, mas que é ora o fruto da Árvore da Vida, ora o da árvore da Ciência do bem e do mal: conhecimento unificador que confere a imortalidade, ou conhecimento separador, que provoca a queda. 
A imagem da maçã, aparecida tantas vezes, ilustra a grandiosidade da sabedoria de Raito que, mal utilizada, traz consequências irreversíveis (mais uma vez, alusão ao seu final trágico – a sua morte. Ao ser dono do Death Note, acede ao conhecimento separador, que provoca a queda. Raito trinca a maçã em The World, ou seja, abusa da sua inteligência para conhecer o mal, da sua sensibilidade para o desejar (em vez de se restringir à eliminação daqueles que causam o caos e a desordem, deseja suprimir também os que se lhe opõem, dado que são pessoas que negam a existência de Kira como deus), da sua liberdade para o fazer (liberdade construída com base em esquemas mentais – que é capaz de elaborar graças à grande inteligência que tem – que lhe permitem escapar aos golpes dos inimigos). Contudo, durante a série, Raito oferece as maçãs a Ryuuku, que as come – o Shinigami conhece, deseja e faz o mal, só que de uma forma mais discreta do que Raito, isto é, divertindo-se com a tragédia que tem o seu início assim que Raito se assume como dono do Death Note.

~~A Criação Do Homem

_live-evil__death_note_01__9e7d21421
michelangelo7
A cena de Raito a estender uma maçã a Ryuuku, em The World, pode ser associada à famosa pintura de Miguel Ângelo, A Criação Do Homem, que se encontra representada na abóbada da Capela Sistina em Roma. Em Death Note, pode dar-se outro significado: Ryuuku, o Shinigami, encontra-se por cima de Raito, representando o papel de Deus, pois Ryuuku criou Kira, que é Raito. Na sua mão, encontra-se uma maçã, provavelmente um símbolo de oferenda por parte de Raito por Ryuuku o ter transformado num deus.

~~Vermelho e Azul

02-confrontormvb_000058558
02-confrontormvb_000011136
25-silenciormvb_000070846
Vermelho: O vermelho sugere motivação, atividade e vontade. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. A intensidade da cor pode se referir à indecência, grosseria, obstinação, crueldade física, brutalidade, perigo, rancor ou revolta.
Azul: Essa cor faz parte do espectro frio, e por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. Azul é uma cor associada ao dever, beleza e habilidade. Algumas vezes o azul pode ser prejudicado por imaturidade, isolamento e separação. A natureza da cor azul é procurar e buscar sem cessar. Aspectos comuns são dúvida e descrença, assim como tem tendência ao desleixo e desconfiança.

~~Cruz
snapshot200705041929241
cruz2
Primeira e segunda aberturas (The World e What’s Up, People?!) e segundo final (Zetsubou Billy) – A cruz possui também o valor dum símbolo ascensional. A tradição cristã enriqueceu prodigiosamente o simbolismo da cruz, condensando nesta imagem a história da salvação e da paixão do Salvador. A cruz simboliza o Crucificado, o Cristo, o Salvador, o Verbo, a segunda pessoa da Trindade. – Raito ascende cada vez mais, deduzindo-se que a sua queda será bastante grande, o que acaba por se confirmar (em Zetsubou Billy, Raito está a subir num elevador, até que, no final da música, aparece como que derrotado, entendido no chão, num estado de choque/aflição). Ele é o crucificado (arrisca a sua segurança, e até a vida, pelo Bem no mundo), o cristo (deus na Terra, como já foi referido anteriormente) e o salvador (o indicado para fazer Justiça e construir um mundo melhor).
bil11
snapshot20070506161749
bil2

~~Sinos

sino4
Episódio 25 – L, durante o episódio inteiro, diz que ouve o barulho dos sinos – o Cânone budista compara as vozes divinas com o som de um sino de ouro. Mas o barulho dos sinos tem universalmente um poder de exorcismo e de purificação: afasta as más influências, ou pelo menos avisa da sua aproximação. A campainha simboliza o chamamento divino, em todo o caso uma comunicação entre o céu e a terra. O sino tem também o poder de entrar em relação com o mundo subterrâneo. – Após ouvir o som dos sinos durante algum tempo, L morre.

~~Lua

lua
Lua cheia – Primeira abertura (The World) e ao longo da série – Antes de mais nada, convém lembrar que a lua influencia fortemente o ser humano. Passando do geral para o concreto, a lua cheia (ou seja, quando está totalmente radiante e cheia de luz) simboliza a realização dos projetos (surge, muitas vezes, quando Raito triunfa numa determinada situação).
Curiosa é a última imagem da lua na série: em vez de aparecer cheia, está no quarto minguante, o que pode significar que a era de Kira acabou, que os seus planos terminaram.
lua2

~~Traição

snapshot20070504193006
pieta

Naomi com Raye Penber nos braços – Primeira abertura (The World) – Imagem alusiva à Pietá de Miguel Ângelo.
Na Bíblia, Judas trai Jesus e, por causa disso, Ele acaba por ser Crucificado. Este fato pode ser comparado a Death Note na medida em que é devido à traição de Mikami (o fato de ter matado Takada sem ordens para isso) que Near acaba por descobrir o verdadeiro Death Note e, assim, ficar por cima de Raito.

~~Portões Dourados

snapshot20070506161411
Segundo final (Zetsubou Billy) – Podem ser vistos como os Portões para o Paraíso porque ser deus é o principal objetivo de Raito.

~~L limpa os pés de Raito

snapshot20070504191531
Episódio 25 – A cerimónia do lava pés, contada na Bíblia, tem lugar antes da Última Ceia, que é quando Jesus lava os pés aos seus discípulos, como sinal de humildade e de honra para com eles. Em Death Note, L limpa os pés a Raito, pouco tempo antes da sua morte: apesar de aqui o papel de Cristo ser desempenhado por L, tal não é inconveniente, pois, ao agir assim perante Raito, L mostra respeito e admiração por alguém que ele, no fundo, admite ser superior a ele.

2 Otakus comentaram \o/:

Sasa-chan disse...

Eu nunca tinha imaginado isso O.O

Anônimo disse...

-__- e é poriso que eu ñ vejo death note...

Postar um comentário