12 de out de 2011

Kokeshi


Essas bonecas super fofas que vocês estão vendo na figura acima, são as kokeshis (que significa: crianças perdidas), medem cerca de 15 cm! Elas são feitas de madeira e são originárias é claro, do Japão.
Sua principal característica é ter o corpo cilíndrico, cabeça grande e não apresentar braços ou pernas.

Existem dois tipos de formatos de kokeshi, as tradicionais e as criativas.As tradicionais seguem alguns padrões particulares. Existem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro.Mas a mais popular é o Naruko.

Os japoneses em especial os da ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro, e crêem que as crianças que morreram antes de completar 12 anos teriam sua alma fixada na boneca para não se sentirem sozinhas depois da morte.Depois colocam a boneca em cima da lápide ou guardam em casa oferecendo frutas, origamis e brinquedos para alegrar o seu espírito.


Existe também, uma lenda bizarra na região de Tohoku, que fala quando as vilas enfrentaram escassez de alimentos, crianças foram sacrificadas para servirem de alimentos.Tomara que seja só lenda, por essa razão as bonequinhas não possuem pernas e nem braços.

Um outro significado bacana é que as graciosas bonecas trazem sorte, felicidade e longevidade.

PS: Prefiro ficar com a crença na qual dizem que adotar uma boneca, traz felicidade e prosperidade para o lar.   :D

Elas são realmente super fofas né?
Já estou planejando comprar uma, para decorar meu quarto  ^^

2 Otakus comentaram \o/:

S.Girl* disse...

onde posso comprar?

Yumi-chan disse...

Se você mora aqui em SP você pode comprar no bairro da liberdade ^^

Postar um comentário